Formando
pais: a educação daqueles que educam
Proposta de curso de formação
para pais
Profa. Dra.
Luciene R. P. Tognetta
Profa. responsável
Apresentação do projeto
Quantos
de nós nos afligimos ao vermos os filhos resolvendo seus problemas com choros,
gritos e escândalos em supermercados, e comumente agredindo-nos ou a seus
irmãos! Quantos de nós não sabemos como lidar com as birras, as indiferenças e
mesmo quando o tempo é urgente, com a calma de uma criança que mesmo atrasada
para a escola, pára a cada passo, para contar os desenhos das calçadas!
Quem
nunca passou por uma situação como essa? Quem nunca se perguntou: estarei
acertando na educação do meu filho? Quem nunca se confortou na lembrança: “no
meu tempo sim tínhamos valores. Bastava o olhar do meu pai para pararmos de
discutir. Hoje as crianças não respeitam mais...”. Quem nunca se questionou: se
não posso bater, o que fazer então?
Sabemos
o quanto é difícil educar crianças e adolescentes! Sabemos o quanto não fomos
formados para isso e o quanto nos custa cada não, cada sim que
pronunciamos aos nossos filhos! Afinal, filhos não vêm com bula, como os
remédios! Então, como “usar”? Essas e outras tantas indagações nos unem para
então procurarmos respostas que nos ajudem nessa difícil mas, maravilhosa, tarefa
que é educar um novo ser humano.
Objetivos gerais:
Conhecer o desenvolvimento cognitivo,
afetivo e moral de crianças e adolescentes para saber o que pensam e o que
sentem quando são bebês, quando são crianças e as mudanças que acontecem ao se
tornarem adolescentes.
Discutir sobre as formas de educação
que se pode ter (educação autoritária, educação por retirada de amor, educação
elucidativa) e as consequências que essas ações podem ter na formação da
personalidade da criança e do adolescente a partir das pesquisas que já se tem
realizado na Psicologia Moral.
Apresentar um espaço para o
reconhecimento e a manifestação das angústias, das incertezas, das conquistas
que se tem como pais e mães no processo de educação de crianças e adolescentes.
Aprimorar a linguagem que usamos para
que as crianças e adolescentes tenham reconhecidos seus sentimentos e suas
ações limitadas.
Discutir procedimentos que podemos
utilizar para educar crianças e adolescentes e as correções que substituirão os
castigos e punições físicas ou psicológicas.
A estrutura do
projeto de formação de pais
Os pais terão uma formação quinzenal. Serão 6
encontros de 3 horas e em cada um deles, será proposto um tema para discussão,
sempre acompanhado de uma leitura anterior.
O projeto prevê que os pais recebam, já incluído
no valor das parcelas, dois livros infantis para que possam trabalhar com os
filhos e seus suplementos que são textos para o trabalho durante a formação: O
medo da Bia e O menino e a mãe do menino, ambos publicados na coleção Falando
de Sentimentos da Editora Adonis S/A.
O curso poderá ser frequentado por um número de
até 45 pais. O certificado será emitido para aqueles que tiverem frequência
maior ou superior a 85% dos encontros. Será emitido em parceria pela Editora
Adonis, o GEPEM – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral da Unicamp.
Público
alvo:
Pais de
crianças de 0 a 10 anos e pais de adolescentes.
O
programa do curso:
Conferência: A difícil tarefa de ser pai e mãe: como educar nossos
filhos? – 2 horas.
Profa. Dra.
Luciene R.P. Tognetta
Carga horária total do curso: 20 horas.
Encontro 1: Quem não tem problemas para educar seus filhos que atire a
primeira pedra…
-
Os “causos” que temos e nossas angústias.
-
Por que as crianças não obedecem?
-
Pais são gente! Sentimos o que sentimos!
Encontro 2: Como é que temos educado nossos filhos?
-
Como fomos educados? No meu tempo….
-
A educação autoritária, a educação por retirada de amor, a educação
elucidativa.
-
O que perdemos e o que ganhamos com cada tipo de educação?
-
Por que os castigos e punições não resolvem? Ou resolvem… para quem?
Encontro 3: Como pensam e o que sentem crianças e adolescentes?
-
O desenvolvimento cognifivo, afetivo, moral de crianças e
adolescentes.
-
Sentem o que sentem… como
ajudá-los a serem autônomos?
Encontro 4: Quando as palavras não surtem efeito – o que fazer?
-
As sanções que são necessárias
-
As regras que temos em casa… fazem efeito?
-
O limite à intimidade das crianças… estamos respeitando?
Encontro 5: Para sernos fortes e fortalecer nossos pequenos!
-
Elogiar as ações e não a personalidade.
-
Permitir os sentimentos e não as ações
-
Dar-lhes escolhas
Encontro 6: Somos responsáveis
pela felicidade dos nossos filhos ou por seu caráter?
-
Como se forma pessoas generosas e justas?
-
Como agem os país da Bia – a menina que se supera?
Professores formadores:
Coordenação geral:
Profa. Dra. Luciene Regina Paulino Tognetta
GEPEM/LPG/Faculdade de Educação Unicamp.
Docentes do curso
Profa. Dra. Vanessa
Fagionatto Vicentin – Unifran/ Campinas e GEPEM/FE/Unicamp
Profa. Dnda. Adriana Ramos – Unifran/ Campinas e GEPEM/FE/Unicamp
Profa. Dnda. Sandra Dedeschi - Unifran/ Campinas e GEPEM/FE/Unicamp
Profa. Dnda. Carolina
Aragão E. Marques - Unifran/Campinas e
GEPEM/FE/Unicamp
Profa. Esp. Ana Lucia Camargo
Meneghel - Unifran/Campinas e
GEPEM/FE/Unicamp
Cronograma
e forma de trabalho a ser realizado:
Nossa proposta é que sejam convidados todos os pais e professores que
atuam na rede para assistirem à palestra de sensibilização. Neste mesmo encontro,
propomos que se abram inscrições para os pais que se interessarem pelas vagas
no curso. Caso tenhamos mais inscrições do que vagas, podemos selecionar os
participantes por meio de um sorteio. É imprescindível que os pais possam
escolher participar de um projeto de formação para que, de fato, se sintam
responsáveis pela mudança de postura com relação a educação das crianças. Neste
momento da palestra, os professores, estando presentes, poderão saber da
proposta de formação a pais e de como se tem trabalhado para a inserção da
família na educação das crianças.
Datas para os trabalhos: a ser combinado
Certificados: os certificados serão emitidos em parceria
com o GEPEM - grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral- que apoia
institucionalmente esse projeto.
Currículo do grupo formador
Luciene
Regina Paulino Tognetta é
doutora pelo Instituto de Psicologia USP tendo cursado parte do doutorado na
Universidade de Genebra, Suíça. Pós
doutorado (em andamento) na Universidade do MInho (Portugal) sobre o tema
Bullying e autorregulação. Membro do Laboratório de Psicologia Genética da
Faculdade de Educação da Unicamp e coordenadora da linha de pesquisa
Afetividade e Virtudes do GEPEM – Unesp/Unicamp desenvolvendo pesquisas
relacionadas ao tema da afetividade e formação de personalidades éticas. Autora
do livro “A construção da solidariedade e a educação do sentimento na escola”,
“A formação da personalidade ética: estratégias de trabalho com afetividade na
escola”; “Perspectiva ética e generosidade” pela Editora Mercado de Letras.
Autora também do livro “Quando a escola é democrática – Um olhar sobre a
prática das regras e assembléias na escola” juntamente com Telma Vinha e
organizadora da coleção “Cenas do cotidiano escolar” pela mesma editora. Autora
de livros de literatura infantil pela Editora Adonis e coordenadora da coleção
“Falando de sentimentos” e da coleção “Penso, logo insisto”.
Vanessa
Fagionatto Vicentin é
psicóloga, doutora em psicologia pela Universidade de São Paulo pelo
Departamento de Psicologia, da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da
Personalidade. Docente de Pós-Graduação da Universidade de Franca do Curso: “As
relações interpessoais na escola e a construção da autonomia moral”. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em
Desenvolvimento Moral (GEPEM) desenvolvendo pesquisas relacionados à temas como
agressividade, violência, bullying e resolução de conflitos interpessoais.
Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Co-autora de dois livros (artigos: Stress e Qualidade de Vida de progenitores
de usuários de cocaína e crack e Stress do Professor) e autora do livro “Quando
chega a adolescência” pela Editora Mercado de Letras.
Adriana
Ramos é pedagoga, doutoranda em Educação na área de
Psicologia Educacional; integrante do GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em
Educação Moral) da UNESP/Rio Claro e da UNICAMP/ Campinas/SP.
Realiza pesquisas em classes consideradas difíceis (indisciplinadas) no Ensino
Fundamental II, abordando as relações interpessoais e o desenvolvimento moral
no ambiente escolar. Atua com palestras e cursos de formação nessa área de
investigação e em Conteúdo e Metodologia de Matemática. É coordenadora e
professora do curso de pós-graduação: As relações interpessoais na escola e a
construção da autonomia moral (UNIFRAN) nos módulos: As regras, as assembleias
escolares e a resolução de conflitos interpessoais na escola / Relação Família
e Escola.
Carolina Aragão Escher
Marques, possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica
de Campinas (2002), graduação em Licenciatura Plena em Psicologia pela
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2002), mestrado em Psicologia
Escolar pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2004),
especialização em Orientação Profissional pelo Instituto do Ser/SP
(2010) e, atualmente, é doutoranda em Educação pela Universidade Estadual
de Campinas. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em
Psicologia Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento
moral, formação de professores, orientação profissional e processo de
ensino-aprendizagem.
Sandra
Cristina Dedeschi é pedagoga, mestre em Educação na
área de Psicologia Educacional; integrante do GEPEM (Grupo de Estudos e
Pesquisas em Educação Moral) da UNESP/Rio Claro e da UNICAMP/
Campinas/SP. Tem especialização em “Relações interpessoais na escola e o
desenvolvimento da autonomia moral” pela Unifran; em Didática do ensino
superior pela USF e em Psicopedagogia pela PUC. Atuou como professora do Ensino
Fundamental I, coordenadora pedagógica do Colégio Alternativo de Amparo–SP e
foi assistente de coordenação do curso de pós-graduação: As relações
interpessoais na escola e a construção da autonomia moral (UNIFRAN). Realiza
pesquisas na área do desenvolvimento moral e trabalha com formação de
educadores e assessoria nas áreas da construção da autonomia na escola,
conteúdo e metodologia de Matemática e Didática do Fundamental I em 9 anos.
Ana Lucia Pinto de Camargo
Meneghel é
pedagoga, pós graduada pelo curso de especialização lato sensu “As relações
interpessoais e a construção da autonomia moral na escola”, do qual atualmente
é professora assistente. É membro do GEPEM - Grupo de Estudos e Pesquisas em
Educação Moral da UNESP/Rio Claro e da UNICAMP/ Campinas/SP. É Supervisora
pedagógica em redes de ensino e realiza pesquisas sobre o tema da educação
moral.
O Grupo de Estudos e
Pesquisas em Educação Moral – o GEPEM
A crescente demanda pelos estudos na temática do desenvolvimento moral
que, por um lado, denota constantes incertezas cotidianas quanto a como educar
moralmente, por outro, aponta para uma necessidade urgente de se criar espaços
de discussão, pesquisa e reflexão sobre um tema tão necessário em tempos
atuais. Tal compromisso com a pesquisa e com a comunidade educativa levou em
2005 a criação do GEPEM – o grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral que
integra hoje pesquisadores de diferentes universidades públicas como USP,
Unifesp, Unesp e Unicamp e universidades particulares como Unisantos, Unifae,
Unifran dentre outras. Liderado pela professora Aurea Maria de Oliveira e
sediado na Unesp de Rio Claro, o GEPEM mantém três linhas de pesquisas que
abarcam a temática da moral e suas relações com a educação e outras
ciências.
Na primeira delas, coordenada pela professora Aurea Maria de Oliveira,
as investigações conduzidas objetivam compreender conceitos chaves da temática
da moral como a cooperação, a igualdade, a liberdade, a identidade individual,
social e universal do homem à luz de estudos da Filosofia, da Sociologia e da
Psicologia. O que significa cooperação?
Como se dá o entendimento deste tema em diferentes campos de atuação? São
exemplos de interrogações que perpassam pelos estudos da linha “A educação
moral e a formação do Eu universal”. Coordenados pela professora Luciene Regina
Paulino Tognetta, os estudos da segunda linha de pesquisa cadastrada como
“Afetividade e virtudes” procuram respostas aos problemas de violência,
agressividade e bullying cotidianos em escolas investigando suas causas e suas
relações com os aspectos afetivos necessários ao desenvolvimento moral. Como
são construídas as virtudes do ponto de vista psicológico, o que significa
formar uma personalidade ética e que tipo de estratégias podem ser utilizadas
para o trabalho com afetividade na escola? São perguntas que instigam tais
investigações. Finalmente, bastante próximas a essas indagações, tem-se outras:
quais as consequências de um trabalho com as relações interpessoais na formação
sócio afetiva de crianças e adolescentes? Quais procedimentos podem ser
utilizados para a formação da autonomia moral? Como são vistos os conflitos
interpessoais na escola? São perguntas cujo objetivo maior é discutir, assim
como nas demais linhas numa visão construtivista, a questão das “As Relações
Interpessoais e o Desenvolvimento Moral no Contexto Educativo”. Esta linha de
pesquisa é coordenada pela professora Telma Pileggi Vinha.
É, portanto, o grande objetivo do GEPEM fomentar cada vez mais a
pesquisa e sua aproximação com a realidade escolar. Seja promovendo encontros e
seminários, seja mantendo um grupo de estudos iniciantes aos que procuram pelo
GEPEM, seja organizando bianualmente o COPPEM – Congresso de Pesquisas em
Psicologia e Educação Moral, o compromisso com a educação é o que fundamenta os
trabalhos desse grupo.
Apresentação do projeto
Quantos
de nós nos afligimos ao vermos os filhos resolvendo seus problemas com choros,
gritos e escândalos em supermercados, e comumente agredindo-nos ou a seus
irmãos! Quantos de nós não sabemos como lidar com as birras, as indiferenças e
mesmo quando o tempo é urgente, com a calma de uma criança que mesmo atrasada
para a escola, pára a cada passo, para contar os desenhos das calçadas!
Quem
nunca passou por uma situação como essa? Quem nunca se perguntou: estarei
acertando na educação do meu filho? Quem nunca se confortou na lembrança: “no
meu tempo sim tínhamos valores. Bastava o olhar do meu pai para pararmos de
discutir. Hoje as crianças não respeitam mais...”. Quem nunca se questionou: se
não posso bater, o que fazer então?
Sabemos
o quanto é difícil educar crianças e adolescentes! Sabemos o quanto não fomos
formados para isso e o quanto nos custa cada não, cada sim que
pronunciamos aos nossos filhos! Afinal, filhos não vêm com bula, como os
remédios! Então, como “usar”? Essas e outras tantas indagações nos unem para
então procurarmos respostas que nos ajudem nessa difícil mas, maravilhosa, tarefa
que é educar um novo ser humano.
Objetivos gerais:
Conhecer o desenvolvimento cognitivo,
afetivo e moral de crianças e adolescentes para saber o que pensam e o que
sentem quando são bebês, quando são crianças e as mudanças que acontecem ao se
tornarem adolescentes.
Discutir sobre as formas de educação
que se pode ter (educação autoritária, educação por retirada de amor, educação
elucidativa) e as consequências que essas ações podem ter na formação da
personalidade da criança e do adolescente a partir das pesquisas que já se tem
realizado na Psicologia Moral.
Apresentar um espaço para o
reconhecimento e a manifestação das angústias, das incertezas, das conquistas
que se tem como pais e mães no processo de educação de crianças e adolescentes.
Aprimorar a linguagem que usamos para
que as crianças e adolescentes tenham reconhecidos seus sentimentos e suas
ações limitadas.
Discutir procedimentos que podemos
utilizar para educar crianças e adolescentes e as correções que substituirão os
castigos e punições físicas ou psicológicas.
A estrutura do
projeto de formação de pais
Os pais terão uma formação quinzenal. Serão 6
encontros de 3 horas e em cada um deles, será proposto um tema para discussão,
sempre acompanhado de uma leitura anterior.
O projeto prevê que os pais recebam, já incluído
no valor das parcelas, dois livros infantis para que possam trabalhar com os
filhos e seus suplementos que são textos para o trabalho durante a formação: O
medo da Bia e O menino e a mãe do menino, ambos publicados na coleção Falando
de Sentimentos da Editora Adonis S/A.
O curso poderá ser frequentado por um número de
até 45 pais. O certificado será emitido para aqueles que tiverem frequência
maior ou superior a 85% dos encontros. Será emitido em parceria pela Editora
Adonis, o GEPEM – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral da Unicamp.
Público
alvo:
Pais de
crianças de 0 a 10 anos e pais de adolescentes.
O
programa do curso:
Conferência: A difícil tarefa de ser pai e mãe: como educar nossos
filhos? – 2 horas.
Profa. Dra.
Luciene R.P. Tognetta
Carga horária total do curso: 20 horas.
Encontro 1: Quem não tem problemas para educar seus filhos que atire a
primeira pedra…
-
Os “causos” que temos e nossas angústias.
-
Por que as crianças não obedecem?
-
Pais são gente! Sentimos o que sentimos!
Encontro 2: Como é que temos educado nossos filhos?
-
Como fomos educados? No meu tempo….
-
A educação autoritária, a educação por retirada de amor, a educação
elucidativa.
-
O que perdemos e o que ganhamos com cada tipo de educação?
-
Por que os castigos e punições não resolvem? Ou resolvem… para quem?
Encontro 3: Como pensam e o que sentem crianças e adolescentes?
-
O desenvolvimento cognifivo, afetivo, moral de crianças e
adolescentes.
-
Sentem o que sentem… como
ajudá-los a serem autônomos?
Encontro 4: Quando as palavras não surtem efeito – o que fazer?
-
As sanções que são necessárias
-
As regras que temos em casa… fazem efeito?
-
O limite à intimidade das crianças… estamos respeitando?
Encontro 5: Para sernos fortes e fortalecer nossos pequenos!
-
Elogiar as ações e não a personalidade.
-
Permitir os sentimentos e não as ações
-
Dar-lhes escolhas
Encontro 6: Somos responsáveis
pela felicidade dos nossos filhos ou por seu caráter?
-
Como se forma pessoas generosas e justas?
-
Como agem os país da Bia – a menina que se supera?
Professores formadores:
Coordenação geral:
Profa. Dra. Luciene Regina Paulino Tognetta
GEPEM/LPG/Faculdade de Educação Unicamp.
Docentes do curso
Profa. Dra. Vanessa
Fagionatto Vicentin – Unifran/ Campinas e GEPEM/FE/Unicamp
Profa. Dnda. Adriana Ramos – Unifran/ Campinas e GEPEM/FE/Unicamp
Profa. Dnda. Sandra Dedeschi - Unifran/ Campinas e GEPEM/FE/Unicamp
Profa. Dnda. Carolina
Aragão E. Marques - Unifran/Campinas e
GEPEM/FE/Unicamp
Profa. Esp. Ana Lucia Camargo
Meneghel - Unifran/Campinas e
GEPEM/FE/Unicamp
Cronograma
e forma de trabalho a ser realizado:
Nossa proposta é que sejam convidados todos os pais e professores que
atuam na rede para assistirem à palestra de sensibilização. Neste mesmo encontro,
propomos que se abram inscrições para os pais que se interessarem pelas vagas
no curso. Caso tenhamos mais inscrições do que vagas, podemos selecionar os
participantes por meio de um sorteio. É imprescindível que os pais possam
escolher participar de um projeto de formação para que, de fato, se sintam
responsáveis pela mudança de postura com relação a educação das crianças. Neste
momento da palestra, os professores, estando presentes, poderão saber da
proposta de formação a pais e de como se tem trabalhado para a inserção da
família na educação das crianças.
Datas para os trabalhos: a ser combinado
Certificados: os certificados serão emitidos em parceria
com o GEPEM - grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral- que apoia
institucionalmente esse projeto.
Currículo do grupo formador
Luciene
Regina Paulino Tognetta é
doutora pelo Instituto de Psicologia USP tendo cursado parte do doutorado na
Universidade de Genebra, Suíça. Pós
doutorado (em andamento) na Universidade do MInho (Portugal) sobre o tema
Bullying e autorregulação. Membro do Laboratório de Psicologia Genética da
Faculdade de Educação da Unicamp e coordenadora da linha de pesquisa
Afetividade e Virtudes do GEPEM – Unesp/Unicamp desenvolvendo pesquisas
relacionadas ao tema da afetividade e formação de personalidades éticas. Autora
do livro “A construção da solidariedade e a educação do sentimento na escola”,
“A formação da personalidade ética: estratégias de trabalho com afetividade na
escola”; “Perspectiva ética e generosidade” pela Editora Mercado de Letras.
Autora também do livro “Quando a escola é democrática – Um olhar sobre a
prática das regras e assembléias na escola” juntamente com Telma Vinha e
organizadora da coleção “Cenas do cotidiano escolar” pela mesma editora. Autora
de livros de literatura infantil pela Editora Adonis e coordenadora da coleção
“Falando de sentimentos” e da coleção “Penso, logo insisto”.
Vanessa
Fagionatto Vicentin é
psicóloga, doutora em psicologia pela Universidade de São Paulo pelo
Departamento de Psicologia, da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da
Personalidade. Docente de Pós-Graduação da Universidade de Franca do Curso: “As
relações interpessoais na escola e a construção da autonomia moral”. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em
Desenvolvimento Moral (GEPEM) desenvolvendo pesquisas relacionados à temas como
agressividade, violência, bullying e resolução de conflitos interpessoais.
Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Co-autora de dois livros (artigos: Stress e Qualidade de Vida de progenitores
de usuários de cocaína e crack e Stress do Professor) e autora do livro “Quando
chega a adolescência” pela Editora Mercado de Letras.
Adriana
Ramos é pedagoga, doutoranda em Educação na área de
Psicologia Educacional; integrante do GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em
Educação Moral) da UNESP/Rio Claro e da UNICAMP/ Campinas/SP.
Realiza pesquisas em classes consideradas difíceis (indisciplinadas) no Ensino
Fundamental II, abordando as relações interpessoais e o desenvolvimento moral
no ambiente escolar. Atua com palestras e cursos de formação nessa área de
investigação e em Conteúdo e Metodologia de Matemática. É coordenadora e
professora do curso de pós-graduação: As relações interpessoais na escola e a
construção da autonomia moral (UNIFRAN) nos módulos: As regras, as assembleias
escolares e a resolução de conflitos interpessoais na escola / Relação Família
e Escola.
Carolina Aragão Escher
Marques, possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica
de Campinas (2002), graduação em Licenciatura Plena em Psicologia pela
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2002), mestrado em Psicologia
Escolar pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2004),
especialização em Orientação Profissional pelo Instituto do Ser/SP
(2010) e, atualmente, é doutoranda em Educação pela Universidade Estadual
de Campinas. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em
Psicologia Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento
moral, formação de professores, orientação profissional e processo de
ensino-aprendizagem.
Sandra
Cristina Dedeschi é pedagoga, mestre em Educação na
área de Psicologia Educacional; integrante do GEPEM (Grupo de Estudos e
Pesquisas em Educação Moral) da UNESP/Rio Claro e da UNICAMP/
Campinas/SP. Tem especialização em “Relações interpessoais na escola e o
desenvolvimento da autonomia moral” pela Unifran; em Didática do ensino
superior pela USF e em Psicopedagogia pela PUC. Atuou como professora do Ensino
Fundamental I, coordenadora pedagógica do Colégio Alternativo de Amparo–SP e
foi assistente de coordenação do curso de pós-graduação: As relações
interpessoais na escola e a construção da autonomia moral (UNIFRAN). Realiza
pesquisas na área do desenvolvimento moral e trabalha com formação de
educadores e assessoria nas áreas da construção da autonomia na escola,
conteúdo e metodologia de Matemática e Didática do Fundamental I em 9 anos.
Ana Lucia Pinto de Camargo
Meneghel é
pedagoga, pós graduada pelo curso de especialização lato sensu “As relações
interpessoais e a construção da autonomia moral na escola”, do qual atualmente
é professora assistente. É membro do GEPEM - Grupo de Estudos e Pesquisas em
Educação Moral da UNESP/Rio Claro e da UNICAMP/ Campinas/SP. É Supervisora
pedagógica em redes de ensino e realiza pesquisas sobre o tema da educação
moral.
O Grupo de Estudos e
Pesquisas em Educação Moral – o GEPEM
A crescente demanda pelos estudos na temática do desenvolvimento moral
que, por um lado, denota constantes incertezas cotidianas quanto a como educar
moralmente, por outro, aponta para uma necessidade urgente de se criar espaços
de discussão, pesquisa e reflexão sobre um tema tão necessário em tempos
atuais. Tal compromisso com a pesquisa e com a comunidade educativa levou em
2005 a criação do GEPEM – o grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral que
integra hoje pesquisadores de diferentes universidades públicas como USP,
Unifesp, Unesp e Unicamp e universidades particulares como Unisantos, Unifae,
Unifran dentre outras. Liderado pela professora Aurea Maria de Oliveira e
sediado na Unesp de Rio Claro, o GEPEM mantém três linhas de pesquisas que
abarcam a temática da moral e suas relações com a educação e outras
ciências.
Na primeira delas, coordenada pela professora Aurea Maria de Oliveira,
as investigações conduzidas objetivam compreender conceitos chaves da temática
da moral como a cooperação, a igualdade, a liberdade, a identidade individual,
social e universal do homem à luz de estudos da Filosofia, da Sociologia e da
Psicologia. O que significa cooperação?
Como se dá o entendimento deste tema em diferentes campos de atuação? São
exemplos de interrogações que perpassam pelos estudos da linha “A educação
moral e a formação do Eu universal”. Coordenados pela professora Luciene Regina
Paulino Tognetta, os estudos da segunda linha de pesquisa cadastrada como
“Afetividade e virtudes” procuram respostas aos problemas de violência,
agressividade e bullying cotidianos em escolas investigando suas causas e suas
relações com os aspectos afetivos necessários ao desenvolvimento moral. Como
são construídas as virtudes do ponto de vista psicológico, o que significa
formar uma personalidade ética e que tipo de estratégias podem ser utilizadas
para o trabalho com afetividade na escola? São perguntas que instigam tais
investigações. Finalmente, bastante próximas a essas indagações, tem-se outras:
quais as consequências de um trabalho com as relações interpessoais na formação
sócio afetiva de crianças e adolescentes? Quais procedimentos podem ser
utilizados para a formação da autonomia moral? Como são vistos os conflitos
interpessoais na escola? São perguntas cujo objetivo maior é discutir, assim
como nas demais linhas numa visão construtivista, a questão das “As Relações
Interpessoais e o Desenvolvimento Moral no Contexto Educativo”. Esta linha de
pesquisa é coordenada pela professora Telma Pileggi Vinha.
É, portanto, o grande objetivo do GEPEM fomentar cada vez mais a
pesquisa e sua aproximação com a realidade escolar. Seja promovendo encontros e
seminários, seja mantendo um grupo de estudos iniciantes aos que procuram pelo
GEPEM, seja organizando bianualmente o COPPEM – Congresso de Pesquisas em
Psicologia e Educação Moral, o compromisso com a educação é o que fundamenta os
trabalhos desse grupo.
Moro na cidade de Mogi Guaçu, sua uma mãe que tenho duvidas na educação das minhas duas filhas 3 e 6 anos.Gostaria de fazer este curso.
ResponderExcluirImaginamos quantas angústias a senhora deve ter na educação das filhas, seria muito bom se em Mogi Guaçu houvesse esse curso, infelizmente nesse momento não há turmas em andamento. Temos um grupo de estudos e pesquisas em educação moral na Unicamp (GEPEM), se quiser conhecer ou saber mais sobre o grupo é só entrar no site www.gepem.org. Também podemos conversar por esse blog, onde temos o cantinho da ajuda, lá a senhora pode postar suas angústias e nós responderemos.
ResponderExcluirAtenciosamente,
GEPEM
Bom dia! Sou diretora de uma escola da rede SESI/SP. Estive recentemente em um seminário realizado na PUC/ Campinas e gostei muito. Tenho grande interesse em realizar para 2013 a escola de pais no centro educacional que trabalho. Como devo proceder? Obrigada
ResponderExcluirAna
Meu nome é Kelli Nobrega Corrêa sou professora mediadora da rede pública SJCampos, gostaria de saber como agendar para realização esse projeto com alguns pais de minha escola para o ano de 2013.Obrigada!
ResponderExcluiremail kellidfj@yahoo.com.br
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirOlá Kelli, como vai? Sua dúvida é em relação a Formação de Pais, é isso?
ExcluirColoco-me a disposição para conversarmos a respeito desse curso, por favor, me envie suas dúvidas no email thaisbozza@hotmail.com que lhe passo as informações, ok? Um abraço
Thais Bozza/ GEPEM
Thaís será que tem como uma de vcs vim para SJCampos dá uma orientação para alguns pais?Seria muito interessante...
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